domingo, 24 de julho de 2011

La Musique Est Ton Amie :)

Salut!

Iae pessoal, tranquilo?
Como eu havia prometido anteriormente, estou escrevendo esse post trazendo sugestões de algumas bandas e cantores solo. Eu também havia dito que ouvir música é uma das melhores formas para aperfeiçoar seu aprendizado de idiomas. Se você puder imprimir e ir acompanhando a letra enquanto escuta a música poderá aprender de maneira mais prazerosa a forma correta de como pronunciar os encontros vocais, e etc. Afinal, tentar memorizar aquelas tabelas de pronúncia é muito cansativo e chato. Aos poucos você terá suas músicas favoritas e será ainda melhor se fizer disso um exercício diário intensivo, que te permita naturalmente decorar algumas destas músicas, mesmo que seja só o refrão. Relacionar a forma correta de pronúncia ao modo que a palavra é escrito será um bônus.



Quero me desculpar antecipadamente se algum link, principalmente os do youtube, não funcionarem. Isso pode ocorrer porque estou em outro país e as vezes os direitos de transmissão são restritos para execução aqui, fazendo com que o link não funcione no Brasil. Mas ainda assim é possível encontrar eles em servers que rodem no Brasil, simplesmente digitando o nome do artista e música, possivelmente irá funcionar.
Peço que se vocês detectarem algum link que não esteja funcionando me avisem e eu o substituo, se puderem me enviar o link que funcione melhor ainda, e também aceito que vocês enviem sugestões de mais bandas e músicas através dos comentários. Isso será uma grande ajuda aos que lerem aqui.
E finalmente, quero também alertar que nos sites onde encontramos as letras das músicas é comum que a sequência das frases não esteja exatamente como ela é cantada! Então fiquem atentos e façam qualquer ajuste necessário antes de imprimir, eu sujiro que vocês copiem a letra para o Word ou outro editor de textos e coloque as frases na ordem correta. Se puder escrever à mão num caderno será ainda melhor.
Vamos aos Links!

DEEZER. Este primeiro link é de um site chamado Deezer. Ele tem sede administrativa na França, então vai ter muita coisa interessante nele para ouvir, é só usar o sistema de buscas, et voilà. Para uso gratuito de escuta online, com links para compra via iTunes e Amazon para quem se interessar. A desvantagem é que seu uso é limitado no uso gratuiro para 5h mensais, membros Premium usam livremente.

GROOVESHARK. Site nos moldes do Deezer, muito material disponível para escuta online. Até agora ouvi bastante tempo e não recebi nenhuma notificação de limite no uso gratuito.

YOUTUBE. Certamente a melhor forma para ouvir música, já que não tem que pagar nada para uso ilimitado, e em alguns casos a letra aparece no vídeo junto com a música (mas prefira imprimir)


Sugestões de artistas e bandas
tentarei colocar principalmente exemplos que tenham pronúncia mais clara.

-Vincent Liben - "Mademoiselle Liberté" Duo avec Berry - VIDEO - LETRA
-ZAZ - "Le Long de la Route" - VIDEO - LETRA
-Raphaële Lannadère - "Petite"  VIDEO - LETRA 
-Luce - "L'été Noir" - VIDEO - LETRA
-Carla Bruni - "Ma jeunesse" - VIDEO - LETRA
-ZAZ - "Ni Oui, Ni Non" - VIDEO - LETRA
-Françoise Hardy - "tous les Garçons et les Filles" - VIDEO - LETRA
-Arnaud - "Morgan de Toi" - VIDEO - LETRA

essa lista será constantemente ampliada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário