sábado, 23 de julho de 2011

Ir: Eis a Questão

Bom dia :)

Nesse tópico, queria falar um pouco sobre como surgiu a idéia de tentar a imigração. Acredito realmente que o que nos leva a esse ponto seja um conjunto de razões semelhantes, sendo diferente apenas o peso que cada um de nós dá a este ou aquele ponto em especial.


Normalmente, pessoas pensam em imigrar por:

  • Descrença com relação ao Brasil no que se refere à melhorias na segurança, saúde, educação...etc
  • Perspectivas de melhores condições de trabalho e remuneração no novo País, seja porque o mercado de lá em sua área de atuação é realmente melhor ou porque o Brasil não oferece tais possibilidades.
  • Impulso, ou pura atração pela "aventura" que representa o início de uma nova vida, num novo país.
Bom, eu diria que no meu caso em particular é um pouco de tudo isso, e eu acho inclusive que enumerei (involuntariamente) na ordem de importância. Aos nacionalistas/patriotas de plantão só um aviso: Não adianta me crucificar por falar mal do Brasil, acho até que peguei bem leve no primeiro ítem, tenho convicção que nossa geração não verá um Brasil melhor, infelizmente. E como diz o ditado: "os incomodados que se retirem" (ou seja, eu do Brasil e vocês do Blog).

Essa sensação de que as coisas não irão melhorar e que nossa vida está posta em risco a todo momento  (infelizmente não estou exagerando) acho que nem preciso justificar em números. As grades nas casas não me deixam mentir, os números de homicídios, os incontáveis casos de corrupção terminados em pizza, os buracos nas ruas, etc... Para se ter idéia, sair da casa dos meus pais e ir andando por 5 minutos até o shopping center se tornou uma atividade de alto-risco, mesmo sendo um ótimo bairro e considerado seguro. Perdemos o direito de colocar relógio - tem que esconder no bolso ou na meia (como se isso impedisse que os marginais venham gentilmente "pedir" celular, carteira, etc..), mochila ou bolsa também são ítens que perdemos o direito de usar. E isso é só um simples exemplo de como a violência interfére diretamente nos nossos hábitos diários mais básicos.

Eu acho que o quão isso é absurdo só nos é ESCANCARADO no momento em que temos a oportunidade de conhecer um país com segurança, chance que felizmente estou tendo (com muito trabalho e sacrifício) desde 2009 quando fui morar na Holanda e agora na França. Eu poderia continuar aqui falando das estradas esburacadas (mesmo que se pague uma fortuna de impostos sobre o combustível), a precariedade da saúde e escolas públicas, mas pra quê repetir o que todo mundo já tá cansado de saber há décadas? Não adianta, e não vai mudar.

Para dar continuidade ao texto, ficaria inevitável falar sobre minha trajetória pessoal, o que está diretamente ligado ao que poderíamos considerar um segundo texto de apresentação, desta vez não do blog e sim da minha pessoa.
Sendo assim, vou encerrando por aqui, deixando com vocês o site que uso como página inicial no navegador: A folha de São Paulo. http://www.folha.uol.com.br/ 
Embora eu seja de João Pessoa-PB e sempre leia os jornais de lá também, gosto de estar sempre informado sobre o que ocorre no Brasil, considero interessante a forma que a Folha aborda as matérias, e se fosse preciso detalhar mais os ítens que nos motiva a ir embora, "taí", só abrir lá que tem um monte.

Abraços e Boas Sortes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário