sábado, 23 de julho de 2011

La Mission! Resumo Geral

Olá pessoal,

Vamos começar a trabalhar então? Beleza, nesse post vou mostrar de maneira BEM resumida o cronograma da missão: Imigração Permanente. Esse post é direcionado sobretudo aos que estão bem no início das pesquisas, e pouco habituados com a nomenclatura do processo. Postagens mais especificas e detalhadas virão em breve.
Embora alguns itens possam ser realizados ao mesmo tempo, preferi separar em linhas diferentes  apenas por uma questão de organização.
Antes, é importante dizer que o processo exige como formação mínima que você tenha um curso técnico. a partir daí, eu listaria um cronograma da seguinte forma:

  1. Estudar inglês, e francês - O francês é a língua oficial no Québec, mas  é indispensável o domínio destes dois idiomas para "bien réussir" tanto na entrevista quanto no seu dia-a-dia lá, em solo estrangeiro. Sem dúvida esse é o primeiro passo. Dá uma olhada nesse post aqui.
  2. Buscar informações sobre o Quebéc - Dedicar tanto tempo se preparando para ir morar num lugar mal conhece não é uma boa idéia. Informe-se sempre, evite olhar apenas o lado bonito do País. Lembre-se: não iremos morar nos monumentos das fotos, seremos residentes, pesquise o dia-a-dia. Se tiver condições financeiras eu recomendaria uma viagem de reconhecimento. Infelizmente não é o meu caso.
  3. Etapa CSQ (Provincial) - O processo de imigração é dividido em 2 etapas: Provincial e Federal, e não ocorrem simultaneamente. Agora que você já decidiu ir e já tem algum domínio do idioma, é hora de preparar os documentos e enviar para o Escritório Québec em São Paulo. Não são tantos papéis e eu diria que é relativamente simples obtê-los.  A lista (em breve) será postada aqui. O tempo entre o envio do dossiê e a entrevista chega a ser de, em média, até 6 meses. Para quem mora fora do Brasil, leia aqui.
    PS: O nível de fluência que você precisa atingir para conseguir o visto dependerá de outros fatores. Verifique fazendo o teste online. (disponível em francês, inglês e espanhol)
  4. Continuar estudando - Agora é esperar, mas não parado! Manter o francês em dia requer disciplina quando se mora no Brasil, onde não utiliza-se no cotidiano. Não sabote a si próprio, os idiomas serão indispensáveis para sua vida real lá no Québec, sobretudo o francês.
  5. Entrevista, e CSQ na mão! - (algumas pessoas são dispensadas da entrevista e recebem o CSQ em casa) Supondo que você tenha precisado passar pela entrevista e conseguido o CSQ, dá-se início à...
  6. Etapa Federal - Junto com o seu CSQ, mais alguns documentos serão preparados e você irá enviar para o Consulado do Canadá no Brasil. (detalhes em breve)
  7. Esperar...Esperar..............e Esperar.. - A etapa Federal é longa meus amigos.. 80% das pessoas esperam em média até 14 meses. Enquanto isso: Seguir a vida e estudar.
  8. Exames!!! Calma, não tem prova nenhuma pra fazer, é só ir num médico cadastrado.. Se o consulado não entrar em contato com você pedindo documentos que tenham faltado, ótimo, é sinal de que muito em breve você fará os exames médicos, o consulado te dará detalhes sobre como proceder, e obviamente estes detalhes estarão aqui futuramente.
  9. Envio dos Passaportes para o Consulado - Quando essa etapa chegar, sinta a vitória bater à porta.
  10. E finalmente, a chegada dos passaportes - Agora você tem um visto, não precisa correr, você tem até 1 ano após o recebimento do visto para entrar no País. Terá ainda tempo suficiente para providenciar aluguel, passagens aéreas por um preço melhor, se informar mais, e até escolher a estação do ano que irá chegar.

Bem, é isso....como eu falei inicialmente essa seria uma visão bem resumida dos passos a seguir. Em poucos dias vou aperfeiçoar estas informações e adicionar os links devidos.

À la prochaine,
Jorge 



    Um comentário:

    1. Jorge, você é muito legal. Adorei a forma como você apontou cada etapa do processo imigratório.

      Salvei seu blog aqui nos meus favoritos, para sempre acessá-lo.

      Um abração!!!

      ResponderExcluir