terça-feira, 26 de julho de 2011

Etapas do Processo #1 - Aulas de Francês - 'Oh lala'


Bonjour,
Eis então o primeiro post da série "etapas do processo", no qual irei informar da melhor forma possível sobre cada passo do tratamento de nossa candidatura. Esses artigos poderão passar por melhorias ao longo do tempo, como por exemplo a adição de mais links. Conto com a ajuda de vocês, indicando links que possam ser úteis. Como todos nós sabendo, a formação técnica ou superior é pré-requisito básico aos que pretendem imigrar, então pularemos essa parte.


Antes de começar, vale mencionar um post anterior no qual antecipei a lista com todos os posts que farei futuramente sobre o passo-a-passo. Quero também dizer que esse primeiro post será mais falando sobre minha história do que um guia propriamente dito. Dicas e links sobre o aprendizado do francês foram abordados neste post.
Bem, infelizmente o ensino de inglês que temos nas escolas no Brasil - mesmo as particulares - é de baixíssima eficácia, sendo comum a maioria das pessoas recorrerem a cursinhos específicos durante  a infância/adolescência, sendo o inglês o idioma mais procurado. Neste ponto fui privilegiado por ter pais que me obrigaram insistiram de estudar inglês desde a 5a série, quando eu tinha uns 12 anos. Na verdade eu sempre curti línguas e queria muito fazer esse curso, e graças a eles pude estudar na Cultura Inglesa da minha cidade durante quase 7 anos. Se você também fez inglês, já está com meio caminho andado. (É uma pena que ao final desse tempo eu não os tenha obedecido em relação a fazer espanhol, mas tudo bem...).

Já o francês não possui a mesma popularidade no Brasil, embora a maioria das pessoas ache sempre sua sonoridade bonita. Meu primeiro contato com esse idioma foi em 2004 na faculdade, quando veio a disciplina obrigatória de "língua estrangeira" logo no primeiro período, e aí colocaram francês por falta de professor de inglês na UFPB.. Mal imaginava nessa época que um dia teria que aprender o francês com fluência heheh... Depois em 2008 minha mãe se matriculou no curso de francês do Wizard na minha cidade, e eu acabei motivado a aprender um novo idioma, pois nessa época tinha planos futuros de fazer doutorado e iria precisar de uma segunda língua estrangeira. Era a melhor opção já que provavelmente meu orientador seria um professor francês da faculdade. Me matriculei, mas só pude fazer um semestre, pois 6 meses depois me formei e recebi uma proposta profissional para mudar de cidade, e parti para Uberaba, como vocês podem ter visto num dos posts anteriores. No entanto, esse único semestre foi muito útil e importante, e mais adiante explicarei por quê.

Só em Abril do ano passado (2010), quando eu conheci o processo de imigração do Québec e bati o martelo de que essa seria minha missão foi que eu comecei a correr atrás para aprender o idioma com seriedade, Naquele momento recorri à músicas e, acreditem, alguns livros que  havia levado comigo. Pelo visto minha intuição estava certa quando eu decidi levar meus métodos de francês. Mas o ritmo de estudo não era dos melhores já que muita coisa estava acontecendo, estava preocupado com o visto de estudante pra França.

Então, Abril de 2010, decidi enfrentar o desafio do Québec, Junho me matriculei num curso de francês em Paris e fui pro Brasil passar férias com meus pais, pedir o visto de estudante, e finalmente no final de Agosto vim pra cá, começando as aulas pouco tempo depois. Foi uma experiência muito boa, muito cansativa, e um pouco cara, custou muito trabalho e stress, mas posso dizer que valeu a pena. Algumas pessoas dizem que sou louco de fazer isso, outras dizem que sou corajoso....mas no meu ponto de vista talvez seja só um pouco a mais de ousadia do que a média. No meu caso, ter optado por essa forma de agir uniu o útil ao agradável pois além de eu gostar desse estilo de vida meio imprevisível, acabei aprendendo o francês numa velocidade que talvez estando no Brasil não fosse possivel.
 
Normalmente quando decidimos ir pro Québec e se vê que ainda tem um longo caminho a percorrer antes mesmo de enviar os documentos é normal que a ansiedade chegue a níveis extremos, então aos amigos que estiverem nessa etapa buscando escolas e tudo mais, eu aconselho: se vocês estiverem com pressa de aprender o idioma e tiverem algumas economias, vale MUITO a pena passar uns 3 meses num país francófono, ao invés de 1 ou 2 anos numa escola no Brasil para alcançar o mesmo nível. Sei que a primeira idéia que vem em mente quando se ouve isso é "esse cara é rico", ou "Esse cara tá louco, eu nem vou olhar o preço disso"... Bem, eu nunca fui nem sou rico heheh, louco talvez... mas eu posso afirmar que estudar fora do Brasil não só vale a pena pela rapidez de aprendizado como também pelo preço! Considere essa opção. Infelizmente eu não possuo informações sobre o visto de estudante pro québec e os custos que isso implicaria, mas poderei ajudar com informações se vocês optarem pela frança. Quem vem por menos de 3 meses não precisa de visto de estudante, é só chegar e procurar uma escola pois elas iniciam novas turmas toda semana.

Para quem precisa também aprender ainda o inglês..... a situação é um pouco mais difícil. Serão 2 idiomas simultaneamente, mas o peso dado ao conhecimento de francês nessa seleção é bem maior que o inglês. Na última vez que vi a lista de pontuação eram 6 pontos no máximo para inglês, e 18 para francês, vou procurar confirmar se isso ainda procede.

Tudo isso no final das contas dependerá, é claro, da sua própria dedicação (como em todas as coisas na vida). Afinal tanta gente fez cursos e queimou as pestanas estudando em casa, foi lá e mandou bem na entrevista!

Leiam o post Oui, il faut étudier #1 - Tem que estudar. Nele eu trago algumas dicas e links úteis
E o seu complemento (postarei em breve) Oui, il faut étudier #2 - Materiais disponíveis

Merci à vous
Jorge

3 comentários:

  1. Uma amiga minha passou 3 mesês estudado no Québec, e foi uns 15 mil reais, o que mais pesa é não poder trabalhar, e fora a questão de sair do trabalho e com isso não ganhar esses meses sem trampo...
    Enfim, mas, quem tem condição eu apoio mesmo passar um tempo, até porquê não são apenas algumas horas na semana e sim o dia inteiro, através de tv, qualquer saída escuta o idioma e assim vai...

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Além do aspecto intensivo (normalmente o tempo mínimo de aula por semana que essas escolas oferecem é de 10h), tem a própria imersão como você bem falou. A necessidade de se comunicar também pesa, faz-se muitas amizades novas nesses cursos com pessoas que - assim como nós - também estão muito afim de aprender. Assim a vergonha de falar não tao perfeitamente fica bem de lado. Quando a gente começa a ouvir com frequência um verbo que não entende já corre rapidinho no dicionário. :)
    Passar 3 meses na França vai depender qual cidade se escolhe. Mas eu diria que o custo disso ficaria entre 10 e 15 mil reais, incluindo passagem, hospedagem e as aulas. 2 meses talvez seja o ideal, já que é aconselhavel estar preparado pra apresentar na imigração que se possui um equivalente a 50 euros pra cada dia. Esse valor cai para 30 se você tiver uma carta-convite comprovando que irá se hospedar na casa de alguem.

    ResponderExcluir
  3. Opa Jorge, estou iniciando o processo com minha esposa, eu sou de TI e ela é Enfermeira, iremos iniciar as aulas de francês dia 06/08 e seu blog será de grande importância nesse processo! Parabéns!

    ResponderExcluir