sábado, 23 de julho de 2011

Apresentação

Bom dia a todos! (o primeiro de muitos que ainda virão)

É com satisfação que inauguro este blog, no qual pretendo compartilhar a minha "missão" com vocês, nessa "aventura" séria que representa o Processo de Imigração Permanente, mais especificamente para a província do Québec, no Canadá. No entanto, esse blog está mais para um guia do que para um simples "blog-diário". Aqui, todos os detalhes do processo serão explicados conforme eu vá passando por cada etapa. Apresentarei também curiosidades, dicas, e informações úteis.

Que negócio é esse de imigração permanente?

"Resumindo bem resumidamente", problemas de demografia, e mercado de trabalho têm provocado essa alta demanda de trabalhadores qualificados vindos de outros países para se estabelecerem no Canadá, e o Brasil é um dos que mais "exporta" essas pessoas. Sendo assim, eles oferecem uma seleção aos interessados. Existem candidatos que recebem prioridade, sendo o principal critério a área de formação, mas outros fatores interferem na obtenção do visto: idade, experiência profissional, domínio dos idiomas francês e inglês, etc. Mas não vou me aprofundar nisso agora, quem já quiser saber um pouco mais, pode acessar aqui.
Vale salientar que esse é um processo longo, relativamente caro, e muito desgastante, portanto o uso do termo "Missão" representa bem como devemos encarar isso. Porém, com muita paciência e disciplina é possível obter sucesso na mesma.
. 
Como esse blog pode ser útil para mim?

Bem, inevitavelmente durante toda a preparação, e até mesmo chegando lá, surgirão várias dúvidas como: Quais documentos preparar? E os prazos? "Timeline".... Chegando lá, onde achar bons locais para comprar roupas pro inverno? Essas e várias outras questões serão abordadas ao longo da existência do blog, e dessa forma podemos usá-lo como um "guia" atualizado e prático sobre os procedimentos da imigração que são sempre passíveis de mudança.

Mas já existe muito blog e site por aí, porque ler este?
Basicamente o que difére esse blog dos demais com a mesma temática (imigração-Québec) é que a maioria das pessoas que decidem relatar essa estória em blog são casais. Sendo assim, além de uma abordagem específica sobre o processo para solteiros (mesmo que não mude quase nada), e até mesmo a própria forma de abordagem em si que inevitavelmente serádiferenciada, com um outro tipo de direcionamento. De qualquer modo, quero desde já deixar bem claro que não há nem haverá nenhum tipo de "rixa" ou algo do tipo, muito pelo contrário, farei questão de ler e estar em contato com blogueiros-casais durante essa maratona. Volto a insistir: O mais importante é sempre trocar informações e estar dividindo, ou somando, essa ansiedade que toma conta mesmo de todos os que entram com seriedade e fé nessa loucura batalha que é o processo. 

E o quê mais?
Bem, há muito material disponível na internet que está em inglês ou francês, e graças a Deus possuo fluência em ambos, sendo assim, ajudarei disponibilizando material atualizado sempre que possível, já que  nem todos que estão se preparando dominam tais idiomas, ou ainda estão reforçando. Além do mais, atualmente sou imigrante, na França, então para pessoas que moram fora do Brasil, é possível já dar início ao processo! sem ter que esperar até voltar, porém, existem alguns pontos específicos que (ou seja, mais papéis e stress),   assim será bastante útil se essas pessoas puderem se manifestar através de comentários nos meus posts, seja me corrigindo ou somando informação.

Considerações Finais

Espero realmente que esse blog de alguma forma inspire outras pessoas a também fazerem um, pois essa seria uma boa maneira de acompanhar o "timeline" de amigos que estejam indo na mesma época. Como citei anteriormente, o processo muda, então os blogs que descreveram os detalhes do processo há 2, 3, ou 4 anos podem já não condizer com a realidade. (E digo isso sem nenhuma ofensa aos que, como eu, decidiram dedicar parte de seu tempo para ajudar e informar terceiros)

Bom, vou finalizar esse primeiro post por aqui, mas irei escrever mais detalhadamente em próximos textos sobre meus objetivos e perfil. Tentarei organizar da melhor forma possível para que a leitura não fique massante e cansativa.

Valeu,
A bientôt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário